A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (12) um mutirão de exames pré-operatórios de Catarata no Centro Municipal de Especialidades (Cemes). O objetivo foi avaliar a saúde ocular dos pacientes para identificar possíveis alterações, histórico clínico, problemas pré-existentes e uso de medicamentos. Estes pacientes já estavam agendados e aguardavam uma definição.
Os exames são uma etapa importante para que os médicos verifiquem se há necessidade de cirurgia de catarata, se os pacientes estão aptos a se submeterem a ela, e quais cuidados são necessários para que se executem os procedimentos com segurança.
No próximo dia 30 de abril os médicos vão operar 30 pacientes. Mais 30 cirurgias vão acontecer no mês de maio.
Diminuir a fila de espera é uma meta que a Secretaria de Saúde estabeleceu. Com a retomada das cirurgias, a ideia é zerar a lista de pacientes com essa demanda no município o quanto antes.
A iniciativa faz parte do retorno das cirurgias de catarata no município, que haviam sido paralisadas na gestão anterior. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde já planeja um futuro mutirão com duas semanas de consultas e exames, seguidas por duas semanas de cirurgias.
PROCEDIMENTO SEGURO
A catarata é uma condição ocular que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando o cristalino do olho, responsável por focar a luz, se torna turvo, o que resulta em visão embaçada ou distorcida.
A cirurgia de catarata é o procedimento seguro e eficaz que pode melhorar significativamente a qualidade de vida de quem sofre desse problema.
Quem enfrenta problemas de visão deve procurar um posto de saúde próximo da sua casa para que seja encaminhado para uma avaliação oftalmológica.
LEGENDA = Exames oftalmológicos garantem segurança às cirurgias de Catarata que a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar em abril e maio (Foto: Divulgação / Cemes PMI)